Exposição Coletiva “Ilustração de uma Poesia” dos Alunos do 12º Ano de Artes Visuais da Escola Secundária do Entroncamento

Cartaz.jpg

SINOPSE

Esta exposição coletiva dos alunos do 12º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento resulta do convite da escola à Câmara Municipal do Entroncamento, no sentido de continuar a divulgar junto da comunidade local o trabalho desenvolvido pelos alunos da área de Artes Visuais, promovendo a articulação entre a escola e o meio envolvente, cidade do Entroncamento em particular.

“ILUSTRAÇÃO DE UMA POESIA”

O desenvolvimento deste trabalho resultou da análise do Módulo 1, “Área de Diagnóstico”, do programa da disciplina de Oficina de Artes, do Curso de Artes Visuais.

Quanto à essência da temática, esta surgiu da articulação horizontal entre a disciplinas de Oficina de Artes e Português e posteriormente da Biblioteca Escolar. Objetivo principal, colocar a poesia ao serviço das artes visuais como mola impulsionadora da criatividade.

A partir da seleção, análise e interpretação de um poema, cada aluno respondeu ao desafio de materializar a mensagem poética em imagem pictórica, através da técnica da pintura sobre tela (acrílico).

OS AUTORES

Este grupo de alunos, agora que terminam o ensino secundário e um ciclo de três anos do Curso de Artes Visuais, mais uma vez, responderam de forma entusiástica abraçando uma nova técnica com novos materiais e procedimentos, com o entusiasmo de a quem se adivinha um futuro promissor nesta área.

Encararam as novas dificuldades e perceberam que aliada à execução artística existe sempre a necessidade da transmissão de uma mensagem. Depois do sucesso alcançado na escola, o resultado final é agora dado a conhecer à comunidade envolvente.

Os alunos do 12º ano (2016/17) do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento: Catarina Marques, Beatriz Silva, Carolina Sousa, Carolina Marques, Elma Patrício, Gabriel Mendes, João Esteves, Maria Beatriz Gonçalves, Mariana Martins, Tomás Gomes e Vanessa Diogo.

– O Docente da disciplina de Oficina de Artes e

Coordenador da atividade, Prof. Álvaro Santos

Advertisements